A Importânica do Gerênciamento de Projetos

Postado dia 21/12/2015
Artigos

Por Luiz Goneli

A SGE – Engenharia e Serviços, completou, neste mês de abril, 8 anos de existência. Durante nossa caminhada não foram poucos os problemas que encontramos para convencer os principais executivos das empresas quanto à importância do gerenciamento de projetos. O que percebemos é que grande parte deles reconhecem que a utilização dos processos de gerenciamento agrega valor para as empresas, no entanto encontram dificuldades no momento de aprovisionar verbas para esse fim.

A argumentação para este convencimento, devido a diversos aspectos, entre eles os culturais, deverá ser diferente de empresa para empresa. É preciso conhecer a realidade de cada empresa, como ela opera, pensa e gerencia seu portifólio de projeto, para preparar um conjunto de argumentações que mostrem aos responsáveis os efetivos resultados que serão obtidos, como seus problemas serão resolvidos ou minimizados, e, principalmente, como o valor que a empresa estará investindo no gerenciamento dos projetos agregará ganhos ao empreendimento. A argumentação não pode se prender somente a números, mas a diversos outros aspectos, como mostrar ao cliente final, organização, profissionalismo, confiança no cumprimento de prazos e custos, garantia de desempenho técnico, etc.

A SGE entende que, se a percepção dos problemas das empresas for bem diagnosticada e sua solução for bem formulada, os executivos ficarão muito mais abertos para aceitar e fazer mudanças. A SGE tem percebido que muitas empresas que já dispõem de estrutura de gerenciamento de projetos, as tem de forma insuficiente, porém, resistem muito em prescindir deste cargo, seja por questões de cultura ou mesmo por orientação das respectivas matrizes.

É importante divulgarmos a estas empresas, que a SGE, além de fornecer o gerenciamento completo de um projeto, também fornece uma estrutura moldada às necessidades desta, ou seja, se determinada empresa executa seu gerenciamento com equipe própria, mas tem deficiência em planejamento, por exemplo, nós fornecemos somente este profissional. Podemos, ainda, preparar todo o planejamento inicial do projeto, para que o gerente prossiga com suas ações sem esta preocupação, uma vez que esta fase exige muito tempo.

Esta forma de fornecimento é feita para qualquer área ou fase da gestão de um projeto, dependendo apenas de avaliar a necessidade de cada cliente, estando a SGE pronta para ajudá-los.

Luiz Goneli

Gerente de Projetos

 

Comentarios