O gerenciamento de projeto em paradas de produção

Postado dia 21/12/2015
Artigos

Em parada de produção o tempo de execução dos serviços e a quantidade de mão de obra são os fatores críticos.

O cliente solicita uma série de serviços e disponibiliza uma quantidade limitada de vaga. Temos o Escopo e uma restrição. Espera-se que o planejamento e a execução de uma parada de produção sejam perfeitos, pois um erro pode atrasar o restabelecimento do sistema que estava paralisado e comprometer milhões de reais.
 Para gerar uma planejamento de uma parada de produção devemos decompor as fases do projeto e traçar uma EAP (Estrutura Analítica do Projeto) feito isso verificamos o conteúdo para definição, sequenciamento e estimativa de duração das atividades, para acompanhar o cronograma, gerenciando assim o tempo do projeto. O delineamento do serviço deve incluir pessoal, ferramenta, logística de movimentação de equipamentos e prever acessos. O Gerente deve reunir as equipes envolvidas e o cliente os "stakeholders" e apresentar um book de planejamento executivo para aprovação.


 Com a aprovação do planejamento a segunda etapa do projeto é a pré parada, onde o gerente deve acionar cada setor envolvido em sua EAP. Os setores mais comprometidos com prazo são os de compras, o de logística de pessoal e o de logística de material. Para detectar desvios devemos acompanhar e controlar a execução das tarefas que estão sendo realizadas, de modo a propor ações corretivas e preventivas, no menor espaço de tempo possível. O gerente deve realizar reuniões diárias, estabelecendo as tarefas realizadas e pendentes de cada setor, deve envolver todos da equipe e os responsáveis dos setores e executar a preparação verificando as condições atuais do projeto, comparando com o que foi planejado. As reunião devem viabilizar as facilidades que deverão ser geradas com as novas situações de momento.


 Verificamos nos passos descritos acima a extrema importância que o gerenciamento de projeto tem um planejamento de uma parada de produção pois as etapas devem ser controladas pelo gerente afim de assegurar o êxito nos serviços executados durante a parada.


Christiano Tavares é Aluno do MBA em Gestão de Projetos na UCB
Christiano.eng@gmail.com

Comentarios