Projeto é uma questão de "PERT-CPM"

Postado dia 21/12/2015
Artigos

O texto abaixo foi postado pelo colega professor Angelo Valle, no forum da comunidade PMI Rio:

Political
Emotional
Rational
Technical 
-
Cultural 
sPecific
Moral

Esta é a síntese de 30 anos de "beira-de-praia", digo, 30 anos, em projetos. Sou engenheiro construtor. Pai e avô construtores. Recentemente, fiz mestrado em Gestão da Construção Civil.

Trabalhei tb com projetos de tecnologia e fiz pós graduação em Inovação tecnológica e Organização Industrial. Virei professor e agora gosto muito de compartilhar experiências de Projetos.

Compartilho com voce a sabedoria de um senhor de cabelos brancos com muita experiencia em gerenciamento que lembra a todos que as questões nao são meramente técnicas. Existem aspectos politicos, etc. 

Existem também aspectos racionais  (técnicos ) e emocionais (pessoas). 

Pessoas tem ambiçoes que movem para frente e medos que movem para trás. Grupos de excelentes jogadores de futebol, os melhores do mundo, como a selecao de futebol, que perdeu a copa de 2006, não conseguem o desempenho excepcional de Equipes de alta performance com a do Volei.

bando ==> grupo  ==> equipe (o bem comum prevalece sobre o individuo).

Um projeto numa empresa nao serve para outra por questoes culturais! Um projeto vai muito bem num país e noutro país não dá certo por questões culturais. Inclusive de uma empresa para outra temos diferentes culturas. 

Termino lembrando que projeto é único e especifico e devemos manter uma excelente reputação (ética), zelando sempre pelos aspectos morais. Isso inclui tb a nova tendencia de projetos de sustentabilidade do planeta.
 
Com um forte abraço a todos,
 
Prof. Angelo Valle 
Presidente Anterior Imediato-PAI 
Presidente do Comitê de Eleições
PMI - Project Management Institute
Seção Regional Rio de Janeiro
Nominating@pmirio.org.br 

 

Comentarios