Riscos em Gestão de Projetos

Postado dia 21/12/2015
Artigos

Por Rogério Sagliocco

Gostaríamos de levantar uma questão sobre como os riscos de um projeto são encarados e de que forma estes são conduzidos e monitorados. Notamos que cada vez mais as empresas têm se interessado pelas questões pertinentes aos riscos e oportunidades que cada projeto carrega consigo, porém, notamos também, que ainda existem alguns enganos quanto à maneira como gerencia-los, seja por falta de ferramentas apropriadas ou por falta de pessoal qualificado para tal.

Com certeza, riscos e oportunidades são pontos que devem ser gerenciados segundo uma metodologia a ser definida, utilizando ferramentas que a suportem. Esta metodologia tem que ser moldada segundo os objetivos da organização, de forma que todas as ações agreguem, de alguma forma, os resultados desta, caso contrário a própria metodologia e suas ferramentas se tornarão um risco para o projeto e para a organização, já que podem conduzir os que a gerenciam a caminhos equivocados que resultarão, sem dúvida nenhuma, a prejuízos iguais ou maiores caso estes não existissem. Para tanto, é fundamental que exista, não somente um plano de elaboração para o Gerenciamento de Riscos, mas, também, um planejamento de implementação dentro da organização, sustentado por treinamentos, workshops, simulações, projeto piloto etc. para que se alcance um maior nivelamento do conhecimento e dos conceitos entre os gestores, sem falar, é claro, da necessidade de revisões da metodologia e reciclagens com os gestores periodicamente.

Cabe aqui um alerta àquelas organizações que ainda não têm um gerenciamento de riscos implementado: “Corram contra o tempo, pois, o que não se pode continuar é fazer de conta que riscos e oportunidades não existem e, depois que eles ocorrem, ficar cobrando dos seus gestores que eles não fizeram nada para evitar. Estes são sim, peças importantes no projeto, mas sem uma definição clara de como gerir riscos e oportunidades, a organização ficará a mercê única e exclusivamente da experiência de cada um destes.”

Convidamos a todos a participarem desta discussão nos enviando emails, dando sua visão sobre os Riscos em Gestão de Projetos e colocaremos em nosso site as melhores participações que visem contribuir com o tema. Participem!

Rogério Sagliocco

Comentarios